Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Perturbação da Personalidade Borderline




As manifestações de Perturbações da Personalidade tornam-se visíveis muitas vezes na adolescência, continuando ao longo de vida adulta.
Historicamente, a Perturbação da Personalidade Borderline tem sido visto como um estado entre a psicose e a neurose, caracterizando-se por uma instabilidade marcante nos afectos, humor, relações interpessoais e muitas vezes na adaptação à realidade.
Os sintomas são desencadeados geralmente quando uma situação de stress psicológico ocorre, uma ameaça, uma separação ou uma perda por exemplo. Os sintomas, por vezes, tornam-se menos visíveis quando o ambiente circundante é estável, no entanto, os padrões de funcionamento mantêm-se:

Instáveis ​​relações pessoais


Pessoas com Perturbação Borderline sofrem de medo do abandono, assim, fazem tentativas desesperadas para manter relacionamentos. Apesar disso, a percepção de uma relação é tão instável que um amigo pode-se tornar inimigo devido apenas a um pequeno desentendimento.

Instável auto-imagem

Esta patologia é caracterizada pela incerteza acentuada sobre as questões importantes da vida, tais como objectivos de vida, orientação sexual, valores, escolhas da carreira ou tipo de amigos.

Emoções instáveis

O estado emocional pode variar drasticamente da euforia à ansiedade intensa ou à raiva em questão de horas ou de dias. Normalmente, essas flutuações emocionais são reacções a interacções sociais.

Pouco controle sobre os impulsos

A impulsividade imprudente pode levar a agir de forma agressiva face a outros ou levar mesmo a agir de forma auto-destrutiva, desde actos de condução perigosa ou ingestão compulsiva de alimentos ou álcool até à auto-mutilação (cortes no corpo), e em situações mais graves, o suicídio.

Esta perturbação sobrepõe-se muitas vezes a outras patologias como Depressão ou Transtornos psicóticos.

Tratamento

O objectivo da Psicoterapia é reduzir a frequência de comportamentos desajustados e permitir à pessoa uma maior adaptação à sociedade. O estabelecimento de uma relação de confiança com o Psicoterapeuta tem resultados positivos nos sintomas borderline, na medida em que o Psicoterapeuta não faz juízos de valor nem critica garantindo o apoio e compreensão constante. A terapia de grupo poderá ser, posteriormente, um complemento eficaz para a terapia individual permitindo que a pessoa experiencie os sentimentos de uma relação em grupo sem medo de repercussões e fornece também aprendizagens para relações sociais mais adaptadas fora deste ambiente. Os Medicamentos poderão ser utilizados inicialmente como complemento e forma de equilibrar o humor ou controlar os comportamentos impulsivos.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...