Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Esquizofrenia



Ao longo da História, a Esquizofrenia tem sido uma fonte de grandes enganos e perplexidades. Apesar dos avanços na compreensão das causas, do curso e no tratamento, esta patologia continua envolta em grandes dúvidas e questões por parte do público em geral.
A esquizofrenia é caracterizada por uma ampla gama de comportamentos incomuns que causam uma ruptura profunda na vida das pessoas que sofrem desta perturbação, bem como na vida dos que lhe estão próximos.
A falta de informação assim como os receios sociais dificultam a aceitação da doença, na medida em que é mais fácil para a grande parte da população lidar com a ideia de uma qualquer doença física do que com a de uma doença mental. No caso da Esquizofrenia, tratando-se de uma perturbação grave, o estigma e a marginalização são consequências frequentes do diagnóstico.
Num sentido mais geral, a Esquizofrenia é uma perturbação do pensamento em que um dos sintomas característicos é a presença de delírios. Os doentes esquizofrénicos sofrem de crenças significativamente diferentes da realidade.  Podem, por exemplo, acreditar que uma pessoa ou grupo de pessoas estão a querer prejudicá-los de alguma forma, agredir ou até matar (delírios paranóicos) ou podem acreditar que são pessoas importantes / famosas, como Jesus Cristo, p.e. (delírios de grandeza). Assim como podem sofrer também de algum tipo de alucinações. As mais comuns são alucinações auditivas, embora possam ser também visual, táctil, ou até olfactiva.
Na Esquizofrenia está também patente muitas vezes um embotamento afectivo, isto é, dificuldade em mostrar emoção, assim como catatonia, caracterizada pela cessação ou redução de movimentos.
A esquizofrenia ocorre em cerca de 1% da população e isso parece ser relativamente constante entre as culturas. O seu aparecimento, ou seja, o primeiro episódio, na maioria das vezes ocorre durante o final da adolescência ou início da idade adulta.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...