Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Perturbações da Personalidade





O que é uma Perturbação da Personalidade?

"Personalidade" é a palavra que se refere ao padrão de pensamentos, sentimentos e comportamentos de cada pessoa. De um modo geral, a Personalidade pode não mudar muito mas, à medida que passam por diferentes experiências ao longo da vida, as pessoas tendem a modificar as suas características de forma a se adaptarem às situações de forma mais eficaz.
No caso de pessoas com Perturbação de Personalidade a adaptação torna-se difícil. Os seus padrões de pensamento, sentimento e comportamento são mais menos flexíveis, logo têm um leque mais limitado de formas de lidar com o quotidiano, o que leva a dificuldades em estabelecer relações e manter uma vivência satisfatória.

Características de Perturbação da Personalidade

Comportamento e experiências que se desviam consideravelmente do que é socialmente esperado, nomeadamente no que se refere à percepção de si próprio (auto-imagem) e à adequação dos afectos, as dificuldades nas relações interpessoais e os comportamentos impulsivos provocam distorções da auto-imagem e dificuldades nas emoções.
O comportamento inflexível e invasivo nas mais variadas de situações pessoais e sociais, o que leva a um significante desconforto e prejuízo nas áreas de funcionamento social e de trabalho.
Os Perturbações de Personalidade geralmente tornam-se perceptíveis na adolescência ou início da idade adulta, mas às vezes poderão haver indícios na infância.

Quais são os diferentes tipos de perturbação de personalidade?
  • Estranhos, excêntricos 
Perturbação de Personalidade Paranóide: Desconfiança, suspeita: os motivos dos outros são interpretados como malévolos

Perturbação de Personalidade Esquizóide: Indiferença face às relações sociais e restrição da expressão emocional

Perturbação de Personalidade Esquizotípico: Relações interpessoais íntimas nulas, distorções cognitivas e perceptivas, condutas excêntricas

  • Teatrais, emotivos, lábeis 
Perturbação de Personalidade Anti-social

Perturbação de Personalidade Borderline: Instabilidade nas relações interpessoais, na auto-imagem e nos afectos, com impulsividade marcada

Perturbação de Personalidade Histriónico: Emocionalidade exagerada e procura constante da atenção dos outros

Perturbação de Personalidade Narcísica: Grandeza, necessidade de admiração, falta de empatia

  • Ansiosos, temerosos 
Perturbação de Personalidade de Evitamento: Inibição social, hipersensibilidade à avaliação negativa dos outros

Perturbação de Personalidade Dependente: Conduta dependente e submissa, incapacidade de tomar decisões, preocupação com o ser abandonado

Perturbação de Personalidade Obsessivo-Compulsivo: Preocupação com a ordem, perfecionismo e controlo

As várias patologias da personalidade podem mostrar-se de diferentes maneiras e compõem diferentes "modos de ser" que causam sofrimento, profundamente enraizadas nas características da pessoa, no entanto, as diferentes perturbações não são domínios distintos e em muitos casos sobrepõem-se uns aos outros. Por exemplo, alguém pode ter perturbação de personalidade borderline e também apresentam traços histriónicos, anti-sociais, ou paranóicos. Ou seja, uma pessoa pode cumprir ter características de várias perturbações diferentes, enquanto outras podem-se enquadram dentro da mesma desordem, apesar de terem personalidades muito diferentes.

Tratamento

A Intervenção Psicoterapêutica oferece às pessoas com Perturbação de Personalidade uma ajuda que permite descobrir, compreender, aceitar e modificar esses aspectos de sua personalidade que resultam em imagens distorcidas de si mesmo e distúrbios nas relações interpessoais em várias áreas de sua vida.
Apesar deste tipo de patologias poder exigir uma terapêutica farmacológica, como complemento, é fundamental a existência de uma relação terapêutica segura e eficaz de forma a ajudar a pessoa no conhecimento sobre a sua doença, como esta o afecta e promover as alterações que lhe permitirão obter a melhor adaptação das emoções, dos comportamentos impulsivos, dos padrões de pensamento e dos relacionamentos.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...