Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Depressão na infância




O que é Depressão em crianças?
A Depressão é uma grave perturbação de humor que pode alterar a vida de uma criança. É natural que uma criança seja mal-humorada, triste ou zangada de vez em quando mas se estes sentimentos durarem semanas ou meses, podem ser um sinal de depressão.
È comum pensar que só os adultos podem ter a Depressão, no entanto, sabemos actualmente que até os bebés pode sofrer de Depressão. Os dados indicam que 2 em 100 crianças e 8 em 100 adolescentes sofrem de Depressão Grave.
Ainda assim, muitas crianças não recebem o tratamento de que necessitam, porque em parte pode ser difícil dizer a diferença entre Depressão e o mau humor normal, mas acima de tudo porque a Depressão não se manifesta numa criança da mesma forma que num adulto.

Uma criança pode estar deprimida se ele ou ela tiver:
  • Perda o interesse e motivação para fazer coisas que costumavam ser agradável
  • Dificuldade de concentração no trabalho escolar.
  • Cansaço e/ou dores 
  • Alterações nos padrões de sono (dificuldade em dormir ou dormir mais do que o habitual)
  • Alterações no apetite e peso (se sentindo mais fome ou menos fome)
  • Sentimentos de inutilidade, sem valor e sem amor
  • Pensamentos pessimistas sobre o futuro
  • Pensamentos de morte e actos de auto-flagelação.
  • Pouca vontade de estar com outras pessoas

Estes sintomas podem causar sofrimento e dificuldade em lidar com as tarefas e desempenho escolares ou afectar as relações com amigos e familiares, bem como o desenvolvimento emocional das crianças.
Algumas crianças para além dos sintomas descritos acima parecem irritáveis ao invés de tristes, pois algumas crianças negam sentir-se assim e a única queixa observável será de mau humor, irritabilidade, agressividade ou tédio, o que pode ser confuso. Como resultado, as acabam por se manifestar de outras formas como brigas ou perda de amigos. Noutros casos podem também "actuar" sobre si próprios, por exemplo, cortando-se, como forma de comunicar da sua aflição.

Como é tratada a depressão na infância?A primeira escolha para o tratamento desta perturbação é, hoje em dia, a Psicoterapia infantil (Ludoterapia – terapia através do jogo), onde são realizadas sessões individuais com a criança de modo a avaliar e a tratar as suas aflições. Às sessões individuais com a criança são, algumas vezes, realizadas sessões de família.
Dependendo do grau de sofrimento e da gravidade da situação este processo poderá ser mais longo de forma a provocar mudanças consistentes de modo a evitar o retorno dos sintomas.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...