Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


sábado, 13 de fevereiro de 2016

Psicoterapia Psicanalítica para as perturbações ansiosas



A Psicoterapia Psicanalítica é um exemplo de uma terapia global (Comer, 1995), que tem o objetivo de ajudar a trazer grandes mudanças em toda a perspectiva sobre a vida. Esta baseia-se no pressuposto de que as dificuldades actuais estão ligada a fatores de personalidade profundas. Este tipo de Psicoterapia não está focalizada somente sintoma, em contraste com outras que se concentram principalmente na redução de sintomas, mas na origem do mesmo, levando a uma alteração profunda.

Os transtornos de ansiedade como fobias, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de stress pós-traumático, por exemplo, são áreas óbvias onde a Psicoterapia Psicanalítica tem consistência e obtém resultados. O objetivo é ajudar a pessoa a chegar a um acordo com os seus próprios impulsos ou a compreender a origem de sua ansiedade atual nos relacionamentos, nomeadamente através da análise de situações passadas que se repetem, sendo revividas na idade actualmente. Svartberg e Stiles (1991) e Prochaska e DiClemente (1984) apontam que a evidência para sua eficácia é inequívoca.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...