Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Como é que se desenrola uma psicoterapia?




Uma psicoterapia é um processo e, como tal, desenrola-se durante um período variável de tempo, dependendo de cada situação e do objectivo a que se propõe.

Uma Psicoterapia é um espaço de reflexão destinado ao paciente, onde este poderá desenvolver qualquer assunto, sem recriminações ou julgamentos.

Por si só consultar um psicoterapeuta não provoca alterações, pelo que requer uma continuidade e consistência para que este processo gere alterações significativas e não apenas superficiais ou aparentes. Por esta razão existe um compromisso conjunto. O Contrato Terapêutico.

O que é um Contrato Terapêutico?

O Contrato Terapêutico é um compromisso estabelecido entre o psicoterapeuta e o paciente com vista à mudança terapêutica. Neste contrato são estabelecidas as condições necessárias para que a Psicoterapia se processe da melhor forma, de modo a atingir os resultados esperados, quer seja remissão de sintomas ou um melhor auto-conhecimento.

Na Psicoterapia Psicanalítica, o Contrato Terapêutico prevê que:
  • As sessões ocorram pelo menos uma vez por semana (a frequência das sessões depende da problemática, da necessidade e é acordado entre Psicoterapeuta e Cliente); 
  • Cada sessão tenha a duração de 45-50 minutos; 
  • Todas as sessões começam e terminam à hora marcada; 
  • Ao contrário de outras especialidades de Saúde, as Sessões de Psicoterapia têm um tempo definido: ainda que o cliente se adiante ou atrase, o início e o término da sessão é sempre à mesma hora que foi acordada no início do processo terapêutico; 
  • Porque a mudança e a eficácia da Psicoterapia implica necessariamente um envolvimento, consistência e continuidade no processo, todas as sessões são pagas, ainda que o paciente não compareça as consultas. 
  • O final do Processo é acordado, ao longo do tempo, entre Psicoterapeuta e Cliente.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...