Uma psicoterapia é um processo e, como tal, desenrola-se durante um período variável de tempo, dependendo de cada situação e do objectivo a que se propõe.
Uma Psicoterapia é um espaço de reflexão destinado ao paciente, onde este poderá desenvolver qualquer assunto, sem recriminações ou julgamentos.
Por si só consultar um psicoterapeuta não provoca alterações, pelo que requer uma continuidade e consistência para que este processo gere alterações significativas e não apenas superficiais ou aparentes. Por esta razão existe um compromisso conjunto. O Contrato Terapêutico.
O que é um Contrato Terapêutico?
O Contrato Terapêutico é um compromisso estabelecido entre o psicoterapeuta e o paciente com vista à mudança terapêutica. Neste contrato são estabelecidas as condições necessárias para que a Psicoterapia se processe da melhor forma, de modo a atingir os resultados esperados, quer seja remissão de sintomas ou um melhor auto-conhecimento.
Na Psicoterapia Psicanalítica, o Contrato Terapêutico prevê que:
- As sessões ocorram pelo menos uma vez por semana (a frequência das sessões depende da problemática, da necessidade e é acordado entre Psicoterapeuta e Cliente);
- Cada sessão tenha a duração de 45-50 minutos;
- Todas as sessões começam e terminam à hora marcada;
- Ao contrário de outras especialidades de Saúde, as Sessões de Psicoterapia têm um tempo definido: ainda que o cliente se adiante ou atrase, o início e o término da sessão é sempre à mesma hora que foi acordada no início do processo terapêutico;
- Porque a mudança e a eficácia da Psicoterapia implica necessariamente um envolvimento, consistência e continuidade no processo, todas as sessões são pagas, ainda que o paciente não compareça as consultas.
- O final do Processo é acordado, ao longo do tempo, entre Psicoterapeuta e Cliente.