Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Perturbação de Ansiedade Social




A Ansiedade ou Fobia Social é uma perturbação de Ansiedade que se manifesta num medo excessivo e irracional de situações sociais. Ansiedade (nervosismo intenso) surge do medo de ser observado de perto, julgado e/ou criticado pelos outros.

Uma pessoa com Ansiedade Social tem medo de cometer erros e ser constrangido ou humilhado na frente dos outros. O medo pode ser agravado pela falta de habilidades ou de experiências em situações sociais, o que leva a que estas pessoas muitas vezes sofram de ansiedade "antecipatória" - medo de uma situação antes mesmo desta acontecer, às vezes, por dias ou semanas antes do evento. Em muitos casos, a pessoa está ciente de que o medo é irracional, mas é incapaz de superá-lo, provocando, num limite, ataques de pânico.

Como resultado deste medo, é comum, a pessoa sofrer em excesso ante determinadas situações sociais ou pode evitá-las completamente.

Sem tratamento, a Perturbação de Ansiedade Social pode interferir bastante na rotina normal do quotidiano da pessoa, incluindo trabalho, escola, actividades sociais e relacionamentos .

Pessoas com este transtorno podem ter medo de uma situação específica, como falar em público, no entanto, a maioria das pessoas temem mais de uma situação social.

Situações que normalmente provocam ansiedade incluem:

· Comer ou beber na frente dos outros.

· Escrever ou trabalhando na frente dos outros.

· Sendo o centro das atenções.

· Interagir com as pessoas, incluindo namoro ou ir a festas.

· Fazendo perguntas ou dando relatórios em grupos.

· Usando banheiros públicos.

· Falar ao telefone.

A Perturbação de Ansiedade Social pode estar ligada a outras perturbações mentais, tais como Perturbações de Pânico, Perturbação Obsessivo – Compulsivo e Depressão . Na verdade, muitas pessoas com transtorno de ansiedade social inicialmente consultam Técnicos com queixas relacionadas a esses transtornos e não por causa de sintomas de ansiedade .

Quais são os sintomas de Transtorno de Ansiedade Social?

Muitas pessoas com transtorno de ansiedade social sentir que há "algo errado", mas não reconhecem o seu sofrimento como um sinal de doença. Os sintomas de transtorno de ansiedade social podem incluir:

· Intensa ansiedade em situações sociais.

· Evitar situações sociais.

· Os sintomas físicos de ansiedade, incluindo confusão, palpitação, sudorese, tremores, rubor, tensão muscular, dores de estômago e diarreia.

· As crianças com este transtorno podem expressar a sua ansiedade por choro, dificuldade em se separar de um dos pais, ou através de uma birra.

Tratar de forma efectiva:

Actualmente, a melhor forma estabelecida para a resolução desta patologia é a psicoterapia. Embora outras formas de tratamento (por exemplo, terapia farmacológica) possa ser útil, na psicoterapia há uma mudança profunda e mais estável tendo por base a origem e a manifestação dos sintomas, relacionando-os com a compreensão da história e experiência de vida daquela pessoa.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...