Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Burnout! Queimar! Queimado! A Síndrome de Burnout




O termo "Burnout" é um termo relativamente novo, cunhado em 1974 por Herbert Freudenberger. Originalmente definido "Burnout", como "a extinção de motivação ou incentivo”, há algumas características semelhantes ou encontra-se muitas vezes associado a condições de Depressão, Ansiedade ou Perturbações do Humor. 


Os sintomas clássicos incluem o seguinte: 
  • Empobrecimento da Energia Física: O stress prolongado pode ser fisicamente desgastante, fazendo com que se sinta cansado durante a maior parte do tempo, ou sema energia. Sair da cama para enfrentar mais um dia de trabalho torna-se mais difícil. 
  • Exaustão Emocional: Os sentimentos de impaciência, mau-humor, tristeza inexplicável ou ficar frustrado com mais facilidade do que normalmente faria. 
  • Diminuição da imunidade à doença: Quando os níveis de stress são elevados por um período prolongado de tempo, seu sistema imunológico sofre. Pessoas que sofrem de Burnout geralmente recebem “uma mensagem” do seu corpo de que algo precisa mudar, aumentando a suscetibilidade para constipações, gripes ou dores de cabeça. 
  • Menor investimento nas relações interpessoais: Retirar-se um pouco das relações interpessoais é outro possível sinal de Burnout. Sentir diminuição do interesse em se relacionar ou em se divertir ou menos paciência com as pessoas. Frequentemente as pessoas que experimentam esta Síndrome verem efeitos nos seus relacionamentos. 
  • Aumento de absenteísmo e ineficiência no trabalho: Quando ocorre o esgotamento fica mais difícil apenas sair da cama e enfrentar o trabalho. Esta pode ser uma defesa inconsciente contra a Burnout, pelo que os que a vivenciam tendem a ser menos eficazes e ficar em casa com maior frequência (Isso também pode ser devido ao aumento da doença resultante da baixa imunidade, como discutido acima)  

O que provoca o Burnout?

Burnout tem muitas causas mas enquadram-se maioritariamente em categorias relacionadas com a estrutura de trabalho, as características do estilo de vida e as características de personalidade individuais.

A Síndrome de Burnout é muito mais comum do que se imagina. Aparentemente menos grave, de menor duração, e supostamente causada pelo stress situacional, os efeitos podem ser preocupantes e até, por vezes, incapacitantes.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...