Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 19 de março de 2012

A primeira consulta em Psicoterapia


A primeira vez que alguém pensa em contactar um psicoterapeuta é, muitas vezes, um momento de dificuldade mas simultaneamente é também um grande passo. Apesar de nem sempre se recorrer a um processo psicoterapêutico devido a uma patologia grave, é comum, haver dificuldade em tomar iniciativa e o que era um mal-estar torna-se patologia e sofrimento.


O que se passa numa 1ª consulta
 

A primeira sessão (poderão ser mais que uma) tem uma duração entre 50 e 60 minutos e é uma consulta de “avaliação do caso”, o que significa que será mais uma entrevista em que se fala das dificuldades que levaram a pessoa a marcar a consulta e de outros aspectos que a pessoa considere importantes dar conhecimento ao técnico.
Nesta primeira, como em todas as consultas de Psicologia ou Psicoterapia,  o Psicoterapeuta mantém o sigilo e confidencialidade em tudo o que é falado e a pessoa tem liberdade para falar de tudo o que deseja ou que se sente à vontade para falar, sem que haja qualquer juízo de valor ou crítica.

No final desta “avaliação”, o Psicoterapeuta devolve uma opinião clínica sobre o caminho a seguir, e no caso de ambos acordarem o Contrato Terapêutico, iniciar-se-á o Processo Psicoterapêutico.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...