Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quinta-feira, 15 de março de 2012

Anorexia Nervosa

A Anorexia Nervosa é um dos mais comuns tipos de Transtornos Alimentares. É uma Perturbação Psicológica caracterizada de forma mais geral por um medo intenso em ganhar peso e uma limitação severa da quantidade de comida ingerida. 
Se o quadro clínico clássico de Anorexia reunia três fatores: perda de peso, amenorreia (perda da menstruação) e a ausência aparente de um estado depressivo ou de uma perturbação mental grave, atualmente, a ênfase mudou para sintomas mais específicos, como uma imagem do corpo confusa, a negação de ser desejado, desespero para ser magro e medo de engordar e é comum observar esta perturbação associado a outros quadros de doença mental. Além disso, dois tipos principais de anorexia nervosa foram observados: formas puramente restritivas (onde há uma redução muito grande dos alimentos ingeridos) e formas associadas a episódios bulímicos (ingestão, em pouco tempo, de grande quantidade de comida), acompanhados por monitorização do peso, desporto excessivo, vómitos autoinduzidos, uso excessivo de laxantes e diuréticos. A anorexia nervosa ocorre frequentemente durante a adolescência, especialmente entre as mulheres (dez meninas para cada menino um), afetando entre 1 e 2 por cento da população feminina adolescente. 

Sintomas 
  • Pesar muito menos do que é saudável. 
  • Medo exagerado em ganhar peso. 
  • Recusa em manter um peso normal. 
  • Imagem distorcida do próprio corpo (considerar-se acima do peso adequado ainda que estejam muito magros). 
  • As suas vidas focam-se no controlo do peso. 
  • Obsessão sobre comida, peso e fazer dieta. 
  • Limitar estritamente o quanto comem. 
  • Exercício desproporcionado, mesmo quando estão doentes. 
  • Vomitar ou usar laxantes ou diuréticos, para evitar o ganho de peso. 

As pessoas com Anorexia, muitas vezes, negam fortemente que têm um problema e geralmente são os familiares ou amigos que obtém ajuda para eles. Se está preocupado com alguém, deve procurar ajuda rapidamente, uma vez que, com a maior taxa de morte relativamente a qualquer doença mental, entre 5% e 20% das pessoas que desenvolvem a doença, a deteção e intervenção precoce e especializada (muitas vezes através de equipas multidisciplinares) são pilares para o tratamento e recuperação para quem sofre desta patologia.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...