Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


terça-feira, 13 de março de 2012

Perturbações Alimentares



As perturbações alimentares afetam cada vez mais pessoas em todo o mundo e abrangem cada vez mais um leque variado de pessoas, de diferentes idades, género, meio social ou económico. 
As mais comuns são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa (geralmente chamado simplesmente de "Anorexia" e "Bulimia"). Mas outros distúrbios relacionados com a alimentação, como compulsão alimentar, distúrbios na imagem corporal ou fobias alimentares, são cada vez mais comum. Embora as perturbações alimentares difiram, todos eles escondem um princípio comum: uma obsessão excessiva e/ou uma postura radical em tudo o que se relaciona com a alimentação. 


Outras Perturbações Alimentares 

  • Perturbação de Compulsão Alimentar Periódica (comer compulsivo): uma pessoa que ingere episodicamente uma grande quantidade de comida.
  • Vigorexia (dismorfia muscular): normalmente visto em homens, especialmente culturistas ou halterofilistas, bigorexia é um distúrbio de imagem corporal, onde a pessoa sente seu corpo é muito pequeno. Portanto, eles passam horas excessivas no ginásio. Não importa quão grande ou muscular a pessoa se torna ainda sente o seu corpo muito pequeno. 
  • Síndrome do comer noturno (NES): uma pessoa com esta síndrome, muitas vezes, come grandes quantidades de alimentos após a sua última refeição do dia. Geralmente acontece apenas antes da cama e a meio da noite. 
  • Ortorexia Nervosa: A perturbação surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come, concentrando-se em encontrar a dieta perfeita ou pura. A pessoa torna-se tão obcecados com a alimentação nutritiva e saudável, recusando ou sentindo-se culpado por comer alimentos não saudáveis.
  • Pica: Pica é geralmente caracterizado como a ingestão persistente de substâncias não nutritivas como terra, cabelo, tinta plástica, e muito mais. Este distúrbio alimentar é mais comummente visto em crianças. 
  • Síndrome de Prader-Willi: é uma doença genética, caracterizado pela dificuldade em se sentir saciado e que é acompanhado por outros problemas físicos, mentais e comportamentais.
  • Transtorno de ruminação: Pessoas que regurgitam voluntária ou involuntariamente e remastigam alimentos parcialmente digeridos. Podendo ingeri-los novamente ou não. 
As perturbações alimentares são mais do que apenas uma dieta para perder peso ou comer demais pontualmente. São extremos do comportamento alimentar - a dieta que nunca acaba ou a compulsão para chocolates, por exemplo – e que causam a médio prazo sérias complicações de saúde

  • Problemas Gastrointestinais como Esofagite (irritação e inflamações na membrana que reveste o esôfago e que é uma condição potencialmente fatal que requer cirurgia imediata), Gastrite (uma inflamação do revestimento do estômago). 
  • Complicação Pulmonares, quando a autoindução de vómitos leva a uma aspiração de partículas de alimentos, ácido gástrico e bactérias do estômago para os pulmões, produzindo Pneumonia. 
  • As Perturbações a nível Renal e Cardíaco são muitas vezes graves. Vómitos, jejuns e uso excessivo de laxantes podem resultar na perda de fluidos e desidratação crónica, os níveis baixos de potássio pode levar a pedras nos rins e até mesmo insuficiência renal. A perda de ácidos do corpo, como resultado de vómitos frequente, conduz a elevados níveis alcalinos no sangue e tecidos do corpo. Isso pode causar obstipação, fraqueza e fadiga. A deficiência de potássio pode levar a uma frequência cardíaca irregular ou até morte súbita.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...