Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Eficiência da Psicoterapia Psicanalítica face a outras Terapêuticas





Actualmente as dificuldades económicas e as exigências sociais fazem com que se procurem curas rápida de sintomatologia, recorrendo na maior parte dos casos a métodos de tratamento no aqui e agora. A busca de tratamentos farmacológicos e terapias que prometem resultados praticamente imediatos é disso prova.

O tratamento da Depressão e de outras dificuldades emocionais através de métodos comprovados por meio estatístico muitas vezes dá informação parcial sobre estes tratamentos.

Claramente a depressão não é uma doença para a qual a eficácia do tratamento é melhor determinada por estudos controlados de curto prazo, pois nestes casos os resultados importantes foram marginalizados.

Quando são realizados estudos mais amplos e longos no tempo as vantagens da Psicoterapia Psicanalítica torna-se evidente e revela elevadas associações com a redução dos sintomas depressivos e melhorias na qualidade de vida social, trabalho e pessoal, bem como menor casos de recorrência da sintomatologia.


Texto baseado no artigo “Psychoanalytic and psychodynamic therapies for depression: the evidence base” - David Taylor (consultant psychotherapist at the Tavistock & Portman NHS Foundation Trust-London)

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...