Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sobre Psicanálise




Originalmente baseado no trabalho de teoria da personalidade de Sigmund Freud, a psicanálise contemporânea tem sofrido muitas mudanças e é, ainda hoje, uma poderosa forma de terapia. A psicanálise e a psicoterapia psicanalítica foca os pensamentos e sentimentos inconscientes que determinam o comportamento, os vários estados de humor e sua interferência nas relações interpessoais. Tanto a terapia psicanalítica como a psicanálise são conduzidas por um profissional treinado e com habilitações específicas que ajudam a explorar os conflitos da mente e as fontes de perigo da sua vida emocional.

Os muitos problemas que levam as pessoas a uma psicoterapia podem ser abordados em maior profundidade na psicoterapia psicanalítica: sentimentos de depressão, problemas de relacionamento, confusão de identidade, a experiência da perda, as dificuldades de uma família de origem. Questões de longa data que nunca parecem chegar a uma resolução confortável, na maior parte das vezes são melhor abordados em psicoterapia psicanalítica e psicanálise.

Para algumas pessoas, no entanto, pode haver um desejo de "ir mais fundo". Assim, é necessário um compromisso que exige a pessoa se comprometa com sessões 3-4 vezes por semana. Na psicoterapia psicanalítica e psicanálise, com o tempo e com a intensidade das sessões mais frequentes promove-se uma compreensão mais abrangente de si mesmo.



Entrar neste tipo de compromisso pode parecer assustador. É um processo árduo, porém o processo de tratamento psicanalítico é profundamente gratificante e transformadora.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...