Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Deve ser psicológico….




O que é psicológico?? As enxaquecas??? As dores de barriga????

Normalmente associa-se o psicológico a qualquer coisa que a medicina não explica. Não explica e na maior parte das vezes não valoriza.
Será que por ser “psicológica” a minha dor de cabeça, e apesar de não ter nenhum problema físico, a minha dor não é importante? Será que por ser “psicológico” não deve ser valorizado ???
Pois é! Parece que se é psicológico muitas vezes não é levado a sério… como se não doesse.
A verdade é que muitos dos problemas que se manifestam fisicamente poderão ter origem psíquica, no entanto, não deverão ser, por isso, desvalorizados como se a culpa fosse da pessoa que deles sofre e só porque se queixa.
Uma abordagem culpabilizante provoca mais vezes um incremento da sintomatologia física do que propriamente uma consciencialização e informação.
Porque a Saúde é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença, parece-me importante e necessário que os profissionais de saúde se informem, questionem e desenvolvam um saber crítico sobre o assunto promovendo o desenvolvimento e a promoção da mesma.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...