Os custos associados a um Processo Terapeutico são, muitas vezes, a principal razão referida para não procurar ajuda. No entanto, se se considerar os benefícios que se poderá obter com uma Psicoterapia rapidamente se percebe que a médio prazo o investimento é lucrativo.
É um dado adquirido que a saúde mental e física não vivem separadas, uma vez que a doença física tem consequências na saúde psíquica, assim como a saúde psíquica tem consequências no físico. É comum algumas pessoas consultarem várias especialidades médicas, na busca de respostas aos seus sintomas físicos. Muito comum também é, após variados exames, não ser encontrada nenhuma explicação biológica para a sintomatologia. Ao mesmo tempo, alguém com dificuldades psíquicas frequentemente manifesta sintomas físicos.
Qual o custo de uma Depressão não tratada, da Ansiedade sentida e do sofrimento interno que acarreta o prolongamento deste tipo de situações? Qual o efeito emocional provocado sobre os familiares e amigos? Qual o valor de relacionamentos saudáveis ou do cuidar de si? A Psicoterapia é, assim, um investimento em si próprio. Uma das recompensas de "gastar tempo e dinheiro" em Psicoterapia é o facto de uma pessoa ter efectivamente uma melhoria na sua qualidade de vida, tornando-se mais consciente de Si, o que leva a que melhore a relação consigo próprio, com os outros, e consequentemente melhoria da saúde física, psíquica e social.