A Ludoterapia é a técnica terapêutica utilizada com crianças. Esta técnica permite, através do jogo e do brincar, compreender e diminuir as dificuldades comportamentais e emocionais que interferem significativamente com o funcionamento de uma criança, melhorando a comunicação e o relacionamento entre a criança e os pais.
As crianças comunicam os seus pensamentos e sentimentos mais facilmente através de brincadeiras do que o fazem através da comunicação verbal. À medida que a criança brinca, o terapeuta começa a reconhecer padrões ou temas e formas de utilizar os materiais que são importantes para a criança.
Os objectivos menos óbvios de um processo terapêutico incluem a melhoria da expressão verbal, capacidade de auto-observação, controle dos impulsos melhorado, formas mais adaptativas de lidar com a ansiedade e frustração, e uma melhor capacidade de confiar e de se relacionar com os outros.
Na Ludoterapia, o Psicoterapeuta recebe a criança sozinha para a maioria das sessões, no entanto, e porque os pais são elementos fundamentais nas vivências das crianças, poderá ser importante que estes também se reúnam com o psicólogo em algumas sessões.
A estrutura das sessões deverá ser mantida de forma coerente e contínua no tempo, a fim de proporcionar uma sensação de segurança e estabilidade para a criança e os pais.
As sessões estão agendadas para o mesmo dia e hora a cada semana e ocorrem com a mesma duração.
A frequência das sessões é normalmente uma ou duas vezes por semana, e as sessões com os pais poderá ocorrer uma vez por mês, dependendo da situação.
A duração da sessão é normalmente de 30 a 40 minutos.