Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Depressão - sinais e sintomas


Sentir-se triste, desmotivado, cansado ou irritado pontualmente é uma parte normal da vida, mas quando a situação se prolonga no tempo pode ser evidência de Depressão. Mais do que apenas o temporário “mal-estar”, os pontos baixos da Depressão tornam difícil a vivência do dia-a-dia e das relações interpessoais (familiar e social). Quando se está deprimido, a pessoa pode sentir-se sem esperança face à resolução do problema, no entanto, procurar ajuda técnica é o primeiro passo para superar o problema. O que é depressão? Todos nós passamos por alterações de humor. A tristeza é uma reacção normal a situações da vida, a contratempos e desapontamentos mas observa-se a utilização banalizada da palavra "depressão" para explicar estes tipos de sentimentos. Contudo, a depressão é muito mais do que tristeza. Algumas pessoas descrevem a depressão como "viver num buraco negro" mas outras pessoas deprimidas não se sentem tristeza, vazio e apatia, manifestando por sua vez irritação, agressividade e inquietação. Independentemente da manifestação dos seus sintomas, a Depressão interfere no seu dia-a-dia, provocando dificuldades na capacidade para trabalhar, estudar, comer, dormir e se divertir. Os sentimentos de desamparo, desesperança, inutilidade são intensas e o alívio, se o houver, é pequeno e pouco duradouro.

Está deprimido?

Sinais e sintomas de depressão

A Depressão varia de pessoa para pessoa, mas existem alguns sinais e sintomas comuns. É importante relembrar que esses sintomas podem ser parte de situações de vida, mas, neste caso, os sintomas são mais evidentes e duradouros. Estes sintomas tornam-se gradualmente mais evidentes, pelo que é quanto mais precoce for a intervenção menor o grau de incapacidade provocada.

Se se identifica com alguns dos seguintes sinais e sintomas, pode estar a sofrer de Depressão:
  • Dores de cabeça e/ou no corpo;
  • Dormir pouco ou demais;
  • Dificuldades de concentração ou na realização de tarefas;
  • Sentimentos de desesperança e/ou desamparo;
  • Pensamentos negativos;
  • Perda ou excesso de apetite;
  • Irritabilidade ou agressiva;
  • Consumindo de álcool.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...