Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Mas o que é estar deprimido?



Se me questionassem neste momento sobre as razões pelas quais as pessoas procuram um Psicólogo ou um Psicoterapeuta teria de responder Depressão. É comum ouvir “estou deprimido(a)”.

Ao interrogar alguém sobre essa depressão, a resposta é focalizada imediatamente numa situação ou num conjunto específico de situações que desencadearam a sintomatologia.

Ao longo do tempo, durante o processo psicoterapêutico, o que se vai percebendo é que a sintomatologia sempre existiu, apenas se tornou mais evidente. Pensemos naquele ditado “foi a gota de água que fez transbordar o copo”.

Parece-me que é assim que algumas pessoas se sentem quando procuram ajuda, como se fossem um recipiente que se foi enchendo de água, uma água contaminada, e que está prestes a transbordar.

A psicoterapia, é um espaço terapêutico onde, através de um pensar em conjunto, se “recicla”, essa água contaminada transformando-a numa água potável passível de extinguir a sede.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ansiedades




A ansiedade é uma parte normal da vida. Todas as pessoas têm momentos de ansiedade diária. Podem-se estar muito preocupados com um exame, uma entrevista de emprego, ou qualquer outro acontecimento.

Porém, quando a ansiedade se torna exagerada e impede a plena vivência é considerada patológica e pode levar a sentimentos depressivos, dificuldades nos relacionamentos interpessoais e interferir no desenvolvimento laboral.

Nestes casos a qualidade de vida degrada-se e há até tendência para o isolamento. A Ansiedade é impeditiva de realizar actividades de lazer, profissionais e relacionais. É comum surgirem associadas fobias ou depressão.

A causa dos sintomas de ansiedade são, maioritariamente, inconscientes e os sintomas altamente variáveis, no entanto, as queixas de sentimentos contínuos de nervosismo, tremores, tensão muscular, suores, palpitações, tonturas e desconforto gástrico são comuns, juntamente com uma variedade de receios, preocupações e pressentimentos.

A Psicoterapia Psicanalítica enfatiza a importância da relação terapêutica, como forma de trazer os pensamentos e sentimentos reprimidos à consciência, de modo a fomentar a mudança e a autonomia, tendo em vista uma melhoria do bem-estar interno e externo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O que é a Psicologia Clínica?





É o ramo da Psicologia que permite compreender e resolver o mal-estar psicológico. Focaliza a sua intervenção ao nível emocional, sentimental, intelectual e comportamental, facilitando a adaptação e ajustamento assim como o desenvolvimento pessoal e social.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...