Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Terrores Noturnos e Perturbações do Sono




A maioria dos pais consegue confortar e acalmar a sua criança após o pesadelo ocasional. Mas se o seu filho já experimentou o que é conhecido como terror noturno, o medo é praticamente inconsolável e repetitivo.

O que são Terrores Noturnos? 
Um terror noturno é um distúrbio do sono semelhante a um pesadelo mas com uma apresentação muito mais dramática. Embora os terrores noturnos possam ser alarmantes para os pais que as testemunham, é comum não causarem preocupação como sinal de um problema mais profundo.

Durante uma noite típica, o sono ocorre em várias fases. Os terrores noturnos ocorrem geralmente cerca de 2 ou 3 horas após a criança adormecer, na transição do sono do mais profundo para o sono leve. Raramente a criança torna-se agitada e assustada como reação de medo a um terror noturno. Ao contrário dos pesadelos um terror noturno não é tecnicamente um sonho, mas mais como uma reação súbita de medo que acontece durante a transição de uma fase do sono para outra.

Quais são as causas de terrores noturnos em crianças? 

Algumas vezes, os terrores noturnos em crianças são causados pela privação do sono. Estes casos são aqueles em que a rotina de sono foi quebrada. Para uma rotina de sono saudável a regra mais importante é "não quebrar a rotina". No entanto, na maioria das vezes, os terrores são resultado de dificuldades emocionais sentidas, frequentemente reativas a situações de stress, ou mudanças na vida da criança (por exemplo, o nascimento de um irmão, a entrada para a escola, etc.).

Quais são os sintomas de terrores noturnos em crianças? 

Alguns dos sintomas de terrores noturnos em crianças são bastante semelhantes aos sintomas de pesadelos e essa é a principal razão para que os pais por vezes os confundirem.
Os sintomas mais comuns são as seguintes: 
Acordar de repente a meio da noite. Isso acontece enquanto a criança está a dormir (cerca de 2-3 depois de começar a dormir). Pode parecer que está totalmente acordada mas realmente está em sono profundo; 
A criança apresenta um grande medo, pânico e um comportamento estranho. Com os terrores noturnos a acontecer, a criança pode sentir a vida ameaçada ou que alguém tenta tirá-los da família. Às vezes eles podem até gritar algo semelhante a "Deixem-me! ", "Não me levem!" ou "Ajudem-me", etc; 
O batimento cardíaco e a respiração acelera dramaticamente. 
O Choro, gritos e suor são comuns; 
É muito difícil as crianças durante os terrores noturnos; 
A criança não se lembrar do sonho na manhã seguinte. 
Se encontrar dois ou mais destes sintomas, em problema de seu filho dormir, você está lidando com os terrores noturnos em crianças. 

Tratamento
Na maioria dos casos deve recorrer a ajuda especializada, na medida em que os terrores são frequentemente consequentes de dificuldades emocionais e conflitos internos. Se a situação persistir é importante a avaliação por parte de um psicólogo ou psicoterapeuta de modo a ajudar na resolução do problema.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...