Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O primeiro dia de escola: dificuldades em lidar com a separação





Um assunto frequentemente falado nesta altura do ano é o primeiro dia de aulas mas apesar disso continuam, por vezes, a existir dificuldades em lidar com este início. A verdade é que o enfoque é colocado, na maior parte das vezes, nas crianças, no seu comportamento, nas suas dificuldades de se separar dos pais ou então até é entendido como normal passar por estas dificuldades.

Pois estas dificuldades podem ser naturais se não se prolongarem no tempo, no entanto, nem sempre isto acontece. Por vezes o comportamento muda e as dificuldades deixam de acontecer da mesma forma mas podem manifestar-se de outra, ou seja não desapareceram. Por exemplo uma criança que inicialmente gritava pela mãe quando colocada junto da professora e que posteriormente passa a ficar sossegada na escola aguardando pacientemente a hora da saída. Isto poderá ser indicativo de uma mudança de comportamento mas não de uma satisfação e adequação à escola.

O que acontece muitas vezes, e me parece importante pensar, é o modo como os pais observam e lidam com estas dificuldades. Na maior parte dos casos verifica-se também que a situação de separação face à criança também é muito difícil para os pais. O ser natural ter dificuldades no primeiro dia de aulas para um pai pode significar que isso também lhe aconteceu a ele e não propriamente que isso seja saudável para a criança.

É importante por isso que os pais reflitam nos seus próprios sentimentos e vivências anteriores de separação percebendo o que está implicado nestas dificuldades. No caso de haver dificuldades que se repetem convém procurar ajuda técnica, quer na escola, discutindo com a educadora ou professora sobre o assunto, ou recorrendo a um técnico de saúde.


Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...