Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Psicoterapia Psicanalítica - O que é? Como é? Quem é um Psicoterapeuta Psicanalítico?



O que é?

Psicoterapia Psicanalítica é uma modalidade de tratamento que utiliza as teorias psicanalíticas como quadro para a formulação e compreensão do processo de terapia. Essas múltiplas técnicas aplicam-se à situação de terapia, com foco no aumento da auto-compreensão e aprofundamento da capacidade de pensar sobre questões emocionais e conflitos que estão na base das dificuldades.

Normalmente terapeutas fazem uma análise dos pensamentos e sentimentos inconscientes que podem estar relacionados a conflitos emocionais subjacentes e que obstruem a consciência emocional e uma adequada análise das situações de vida.

Como é?

O foco é a investigação da experiência interior do paciente e compreendendo como esta influencia a vida da pessoa e como eventos e relacionamentos significativos e influentes do passado se manifesta no contexto atuais.

A eficácia da psicoterapia psicanalítica, muitas vezes referida como a psicoterapia psicodinâmica, tem sido bem documentada .


Quem é um Psicoterapeuta Psicanalítico?

Os Psicoterapeutas (psicólogos, médicos, entre outros) que praticam a psicoterapia psicanalítica partilham uma orientação comum sobre como avaliar e tratar problemas emocionais. Os Psicoterapeutas Psicanalíticos têm uma formação intensiva e muito extensiva, com uma formação complementar para além da sua pós-graduação ou licenciatura de modo a aprofundar e ampliar suas habilidades.


Quem pode se beneficiar de Psicoterapia Psicanalítica ?

É importante ressaltar que a psicoterapia psicodinâmica pode ser um tratamento eficaz ou componente de um tratamento combinado para uma ampla gama de dificuldades emocionais e psicológicas. Isto inclui todas as pessoas, de todas as idades e com muitos diagnósticos.

In http://www.apsa.org/About_Psychoanalysis/Psychoanalytic_Psychotherapy.aspx

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Eficiência da Psicoterapia Psicanalítica face a outras Terapêuticas





Actualmente as dificuldades económicas e as exigências sociais fazem com que se procurem curas rápida de sintomatologia, recorrendo na maior parte dos casos a métodos de tratamento no aqui e agora. A busca de tratamentos farmacológicos e terapias que prometem resultados praticamente imediatos é disso prova.

O tratamento da Depressão e de outras dificuldades emocionais através de métodos comprovados por meio estatístico muitas vezes dá informação parcial sobre estes tratamentos.

Claramente a depressão não é uma doença para a qual a eficácia do tratamento é melhor determinada por estudos controlados de curto prazo, pois nestes casos os resultados importantes foram marginalizados.

Quando são realizados estudos mais amplos e longos no tempo as vantagens da Psicoterapia Psicanalítica torna-se evidente e revela elevadas associações com a redução dos sintomas depressivos e melhorias na qualidade de vida social, trabalho e pessoal, bem como menor casos de recorrência da sintomatologia.


Texto baseado no artigo “Psychoanalytic and psychodynamic therapies for depression: the evidence base” - David Taylor (consultant psychotherapist at the Tavistock & Portman NHS Foundation Trust-London)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sobre Psicanálise




Originalmente baseado no trabalho de teoria da personalidade de Sigmund Freud, a psicanálise contemporânea tem sofrido muitas mudanças e é, ainda hoje, uma poderosa forma de terapia. A psicanálise e a psicoterapia psicanalítica foca os pensamentos e sentimentos inconscientes que determinam o comportamento, os vários estados de humor e sua interferência nas relações interpessoais. Tanto a terapia psicanalítica como a psicanálise são conduzidas por um profissional treinado e com habilitações específicas que ajudam a explorar os conflitos da mente e as fontes de perigo da sua vida emocional.

Os muitos problemas que levam as pessoas a uma psicoterapia podem ser abordados em maior profundidade na psicoterapia psicanalítica: sentimentos de depressão, problemas de relacionamento, confusão de identidade, a experiência da perda, as dificuldades de uma família de origem. Questões de longa data que nunca parecem chegar a uma resolução confortável, na maior parte das vezes são melhor abordados em psicoterapia psicanalítica e psicanálise.

Para algumas pessoas, no entanto, pode haver um desejo de "ir mais fundo". Assim, é necessário um compromisso que exige a pessoa se comprometa com sessões 3-4 vezes por semana. Na psicoterapia psicanalítica e psicanálise, com o tempo e com a intensidade das sessões mais frequentes promove-se uma compreensão mais abrangente de si mesmo.



Entrar neste tipo de compromisso pode parecer assustador. É um processo árduo, porém o processo de tratamento psicanalítico é profundamente gratificante e transformadora.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...