Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


terça-feira, 11 de julho de 2017

É a psicanálise apenas uma terapia?



Embora a psicanálise tenha começado como uma ferramenta para melhorar o sofrimento emocional, não é apenas uma Psicoterapia. É, acima de tudo, um método para aprender sobre a mente, e também uma teoria, um modo de compreender os processos de funcionamento mental e os estágios de desenvolvimento normal desde a infância até a velhice.

Além disso, uma vez que a psicanálise procura explicar como funciona a mente humana, contribui para uma visão sobre tudo o que a mente humana produz. Ao fazer isso, teve uma profunda influência sobre muitos aspectos da cultura dos séculos XX e XXI.

Como uma teoria geral do comportamento humano individual e de experiências, ideias psicanalíticas enriquecem e são enriquecidas pelo estudo das ciências biológicas e sociais, o comportamento do grupo, história, filosofia, arte e literatura.

Como uma teoria do desenvolvimento, a psicanálise contribui para a psicologia infantil, educação, direito e estudos da família. Através de sua análise da complexa relação entre corpo e mente, a psicanálise também possibilita a compreensão do papel das emoções na saúde, bem como na doença médica.

Por isso, o conhecimento psicanalítico é a base de todas as outras abordagens dinâmicas para de Psicoterapia. Quaisquer que seja a sua aplicação, a psicanálise permite formar as bases de grande parte da psicoterapia empregada na maioria das outras terapias individuais, familiares e de grupo.

American Psychoanalytic Association 

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...