Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Importância das Relações Precoces e o Desenvolvimento Infantil




O Desenvolvimento de uma criança é o resultado das interações desta com o ambiente em que se insere. Cada experiência vivida resulta numa nova aprendizagem que influencia o seu crescimento, a aquisição de habilidades, as características que desenvolve e as relações que estabelece. 
Se durante grande parte da História, as características particulares da criança foi largamente ignoradas, sendo frequentemente vista simplesmente como uma versão menor do adulto, atualmente é do saber comum que esta é uma das fases mais importantes da vida humana. A frequência, qualidade e intensidade das interações e relações, desde os primeiros tempos de vida, são por isso, de grande importância para a vida futura. 
Os estudos e investigações desenvolvidos durante os últimos anos levam a concluir a importância das relações que se estabelecem neste período, nomeadamente, com os cuidadores, sejam eles pais, outros familiares ou cuidadores. É com base nestas primeiras relações que se vão construir as relações futuras. 
As crianças que têm relações precoces seguras são mais capazes de regular suas próprias emoções, aprender através da exploração e lidar com as dificuldades quando elas surgem. Isto dá-lhes a resiliência e habilidades necessárias para o sucesso na escola e na vida adulta.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...