Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ansiedade de Separação

Ansiedade de separação é um medo comum nas crianças entre 1 e 6 anos. Este termo refere-se à marcha de protesto da criança face aos pais ou às pessoas que assumem esse papel, manifestando desconforto na sua ausência e ansiedade pela antecipação de situações de separação.

A criança pode temer estranhos, mesmo sendo perto da mãe ou até nos seus braços, no entanto, a ansiedade de separação não se trata de medo de estranhos. Naturalmente, uma criança que sofre de ansiedade de separação tem receio de pessoas e situações estranhas e tenta manter o contacto físico com a mãe sistematicamente.

A Ansiedade de separação pode ser observada, por exemplo, no 1º dia de escola. Crianças que evitam o professor, que choram e se apegam às mães.
Outras experiências poderão desenvolver estas dificuldades na criança. A qualidade da relação mãe-criança e o comportamento da própria mãe durante a separação ou perdas precoces dos pais poderão provocar sintomas relacionados com a dificuldade de se separar como por exemplo, problemas de sono e dificuldades de concentração e de aprendizagem, dificuldade em brincar sozinho.
O impacto nas crianças de separação ou divórcio dos pais é difícil de se afastar de outras fontes de stress. Assim, situações comuns como comer na escola porque a mãe tem que trabalhar, a diminuição do tempo de interacção com os pais e a adaptação a novas situações provocam reacções desadaptadas devido às dificuldades que estas crianças ter a autonomia adequada à sua idade.
Muitas vezes, e apesar de tentativas dos pais em minimizar a situação, frequentemente evitando alterações na vida das crianças, todas as situações que envolvem a separação parece produzir efeitos negativos sobre o seu ajustamento psicológico e social.
Nestes casos é importante uma intervenção precoce com a finalidade de evitar o desenvolvimento posterior de patologia mais grave.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...