Dra. Patrícia Segurado Nunes

** Psicóloga Clínica **

** Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos **

** Terapeuta de Casal e Famílias **

** Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses **

** Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica **

** Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família **


Dificuldades de Comunicação em Casal



A comunicação é um dos pilares que todos os relacionamentos. No entanto, em muitos casais a comunicação é difícil e foco de mal entendidos e discussões. 


A comunicação é essencial em qualquer relacionamento, pois é através desta que sabemos e conseguimos amar. É importante que o nosso companheiro(a) saiba o que queremos, o que pensamos, o que sentimos, o que vivemos todos os dias e que nos conheça, compreenda e ajude quando necessário. 

Podem colocar-se uma série de perguntas para se avaliar os problemas de comunicação com o seu parceiro(a). Por exemplo, se sente que não sabe que dizer ou acha que não tem nada interessante a dizer. Quando existe o medo de falar para não discutir ou ao fazê-lo sente que não é compreendido(a). 

Se se identifica com estes exemplos então é porque está com dificuldades de comunicação com o seu parceiro(a). 

Muitos casais tendem a mostrar uma “máscara social” quando se conhecem porque são, por vezes, condicionados por aquilo que acham que o companheiro(o) gosta ou influenciados por padrões de relação que lhes foram incutidos pela sua família de origem, ou em relações anteriores, etc. Este estilo de relação é, em grande parte, inconsciente e por isso leva a que as situações de sofrimento se repitam sistematicamente e levem ao desgaste da relação. 

A Terapia de Casal desenvolve o conhecimento do cada um dos elementos do casal é e do que espera do outro(a), através da compreensão dos padrões de comunicação e de relação do casal promovendo uma convivência harmoniosa.