Psicóloga Clínica e da Saúde
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos
Psicoterapeuta de Casal e Família

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Membro da POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família
Membro da AIPCF - Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família
Membro da EFPP - Federação Europeia para a Psicoterapia Psicanalítica


terça-feira, 24 de março de 2020

A Eficácia da Psicoterapia Psicanalítica


"A eficácia da Psicoterapia Psicanalítica"

Artigo de Jonathan Shedler da University of Colorado Denver School of Medicine



Na sequência da minha prática clínica parece-me importante referir o desconhecimento face à técnica Psicanalítica e as dúvidas levantadas por alguns pacientes e outras pessoas sobre os resultados deste tratamento.
Estas dúvidas, apesar de cada vez menos frequentes, são bastante legítimas. Penso que é característico da espécie humana uma grande curiosidade face ao desconhecido, no entanto, e por ser algo novo, cria sempre algum receio. Claro que o receio será maior ou menor de acordo com as características de cada um.
No caso da Psicoterapia surge também esta ambivalência, em que se por lado existe uma consciência de uma necessidade ou de uma curiosidade sobre o próprio mundo interno, existe, em simultâneo, um receio.
Outra das questões que ocorre também é relativa ao tempo de duração destes processos. Como já referi anteriormente, não se tratam de processos rápidos mas têm, com toda a certeza, efeitos mais profundos e duradouros que terapêuticas mais focalizadas num sintoma ou farmacológicas.
Efectivamente existem estudos publicados recentemente pela American Psychologist que comprovam a eficácia deste tipo de terapias confirmando as mudanças significativas e o crescimento pessoal dos que a elas recorrem.

Ansiedade ou Sinal de Alerta?

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito complicada. A maioria dos pacientes queixa-se de não poder respirar, estar prestes a d...